escolher boa escola
Como escolher uma boa escola para o meu filho?
15/10/2017
PROGRAMA DE AVALIAÇÕES – IV BIMESTRE
24/11/2017
Exibir tudo

Hábitos de estudo e como desenvolver nas crianças

Como ajudar a desenvolver hábitos de estudo enquanto crianças

Desenvolver hábitos de estudo numa criança transcende a aquisição de conhecimentos. É através do estudo que a criança aprende a ter responsabilidades, disciplina, cumprir metas horário e disciplina. Podemos concluir que é fundamental não apenas para o sucesso acadêmico do aluno, mas para a vida dele como um todo. É muito importante aproveitar para desenvolver fortes hábitos de estudo enquanto criança como forma de ter sucesso na vida adulta.

Jogos educativos

Idade nunca foi fator decisivo para estimular o raciocínio e a aprendizagem. Ainda novo, pode-se oferecer à criança jogos educativos como quebra cabeças e jogos de memória e outros que estimulem a capacidade de pensar e reconhecer cores e objetos. Quando maiores, podem ser apresentados ao xadrez, um jogo que, comprovadamente, ajuda no aprendizado e a desenvolver estratégias, colaborando com o processo cognitivo.

Toda e qualquer atividade que estimule a criatividade como pintura, desenho e massinha de modelar são vistas com bons olhos. Além disso, hoje existem livros especiais, com sons texturas e outros elementos interativos que podem ser dados até para os bebês. Dar de presente à criança e ajudá-los a ler vai desenvolver o hábito da leitura. Mas não tem que mandar ler! Leia junto e seja visto lendo. Crianças se espelham muito nos adultos que estão ao seu redor, então se você lê, ele provavelmente vai se interessar pela leitura. Eduque pelo bom exemplo e lembre-se de mostrar que todo o processo é muito divertido. Quando nos divertimos o tempo passa mais rápido e a criança não vai criar aversão ao estudo.

Ajude a criança na lição de casa

Quando os alunos fazem lição de casa, aprendem mais e têm melhor desempenho nas provas. Por isso, a maioria dos professores e das escolas se utilizam dessa ferramenta e o papel da família é estimular o hábito de fazer a tarefa. Mas atenção, não basta apenas fazer com o aluno. Reserve um espaço tranquilo para que a criança possa fazer sua tarefa, dê toda a comodidade possível e ensine-o que ali é o canto de estudo dele. Sempre que quiser estudar, faça ali. Supervisione e estimule ele a pensar, ajude sempre que ele precisar. É importante que se crie uma rotina de estudo, por exemplo, só brinca depois de descansar e de fazer a tarefa. Com o tempo nem vai precisar mandar, ele por ele mesmo vai ter criado disciplina. Por motivos óbvios não pode ser muito exaustivo, afinal, uma criança também precisa e deve brincar. Tudo dentro do  horário estabelecido é claro!

Cursos

Outro ponto muito positivo, caso tenha condição, é colocá-lo em cursos fora da escola. Uma atividade física e um curso de outra língua como o inglês ou espanhol podem ser as escolhas ideais. Aprender uma nova língua o quanto antes facilita ao seu aprendizado. E cria novas sinapses. O curso de uma língua nova será um aprendizado para toda a vida, pois saber uma segunda língua é um diferencial muito importante na hora de pleitear uma vaga no mercado de trabalho. Com destaque para o inglês e num futuro próximo o mandarim.

No quesito atividade física é além de divertida e emocionante, fundamental para que a criança desenvolva hábitos saudáveis. Aliado à nutrição de qualidade, o desenvolvimento da criança será mais sólido. Lembre-se, a atividade é da escolha da criança. Não caia na tentação de colocar em algo que você gosta pois era seu sonho. Dê liberdade para a criança escolher e ter sua autonomia. Deixe que o esporte seja um hábito saudável e não uma obrigação

Dê livros e visite livrarias

Presenteie livros e leia com ele. Promova visitas à livraria do bairro ou do shopping quando sair com a criança. Nas páginas dos livros uma criança pode viver mil e uma aventuras, conhecer outras culturas e outros aprendizados. Passeios agradáveis em família podem se tornar uma forma de estimular a criança a estudar e a aprender. Assim você pode ajudar a criança a descobrir que livros são outra fonte de  diversão além dos videogames e ajudá-los a levar isso para toda a vida. Tudo isso vai ajudar a criar hábitos de estudo nas crianças.

Gostou das dicas? Como você estimula os hábitos de estudo em casa? Conte pra gente nos comentários!