A frequência escolar é importante na vida das crianças?
02/10/2017
Hábitos de estudo e como desenvolver nas crianças
23/10/2017
Exibir tudo

Como escolher uma boa escola para o meu filho?

escolher boa escola

Como escolher uma boa escola para o meu filho?

Chegou a época do ano onde o tempo passa voando. Com isto em mente, muitos procuram resolver e se antecipar a alguns problemas que possam surgir. Seja primeira matrícula ou mudança de colégio, é fato que muitas famílias já começam a procurar os colégios para fazer pré-matrícula. Se está considerando isso também, este artigo foi feito sob medida para lhe auxiliar na escolha. Lembre-se, acertar nesta escolha é decisivo para o desempenho futuro do seu filho.

Quais as vantagens de escolher uma boa escola antecipadamente?

  1. Conhecer o modelo de educação.

Se em nossas relações sociais nem sempre concordamos com quem conhecemos imagine colocar seu filho num local que não conhece. Para cada perfil de aluno tem um perfil de escola. É preciso conhecer a fundo o modelo educacional, concordar com os valores e princípios que a escola promove. Procure o projeto pedagógico e veja se é de seu agrado. Frequentemente famílias procuram a instituição por não concordarem com alguns pontos que desconheciam. Quando mais informações tiver em seu momento de decisão, mais acerta ela vai ser. Bons modelos pedagógicos abordam temas atuais como sustentabilidade, respeito pelo próximo, cidadania, sustentabilidade entre outros. Procure saber também se existe o chamado integral afinal, quanto mais tempo na escola mais oportunidade de aprendizado.

  1. Procure referências de ensino de qualidade.

Pergunte. É a melhor maneira de saber da qualidade do ensino da escola. Faça visitas à instituição e fale com outros pais. Veja se tem canais nas mídias sociais e procure saber por depoimentos, avaliações e outros sinais que possam existir. Pergunte a formação do corpo docente, se tem aulas de outros idiomas e quais, se tem atividades ligadas à tecnologia como robótica e não esqueça do lado criativo. Vale a pena procurar e conversar com outras famílias para saber se os estudantes gostam das aulas e a didática é motivadora. O bom professor estimula que os alunos participem ativamente das aulas, com dinâmicas, apresentações e interação.

  1. Saiba como é feito o diálogo com a família do aluno.

Acompanhar a vida escolar do aluno é fundamental para garantir o melhor desempenho. Porém em algumas escolas isso não é feito e nem estimulado da maneira correta. É interessante que o colégio estimule o diálogo. Acompanhar a vida escolar vai muito além de pegar o boletim. Veja se o colégio mantém outras formas de comunicação com os pais, como palestras de orientação, convites para eventos, e-mails com informações, além da disponibilidade para atender os responsáveis sempre que necessário.

  1. Conheça bem a localização e segurança.

Sabemos que a comodidade de ter a escola perto de casa é enorme, então este é um fator a se ter em consideração! O tempo de locomoção do estudante até à escola e de volta pra casa for muito grande, vai aumentar o stress, fadiga e cansaço. Assim vai faltar energia para estudar e para o lazer. Verifique também como é o acesso de estranhos no recinto e as redondezas da escola para garantir que seu filho está sempre protegido. E por último, mas não menos importante, saiba os procedimentos em caso de emergência. Como a escola vai reagir se algo acontece com o seu filho.

  1. Atendimento e ambiente.

Conheça as escolas in loco. Atente para a forma como atendem os pais que lá estão e veja como vão lhe atender. Veja se as pessoas estão confortáveis, alegres e acolhidas. Converse com os funcionários: zeladores e auxiliares têm função educadora também!  É importante que a escola construa um ambiente acolhedor, de respeito mútuo e conde a cordialidade e o diálogo sejam marca registrada. A educação é a chave para mudar a sociedade para melhor.

  1. Espaço físico e instalações.

Sabe aquela regra de vó cada coisa em seu lugar? Pois é, aqui também é válida. A criança tem que ter o lugar de aprender, de brincar, de comer e descansar. As salas de aula têm que ser confortáveis, ventiladas ou climatizadas e bem iluminadas. Têm que estar sempre limpas e organizadas para garantir o bem-estar de todos ada. Convém que o ambiente seja limpo e organizado, garantindo o bem-estar de todos.

  1. Preço.

Achou a escola ideal, mas é muito cara? Bom aqui temos que ser realistas. Planejamento financeiro é importantíssimo em qualquer esfera familiar e com a educação não seria diferente. Equilibre os critérios acima com o preço e veja qual instituição tem o melhor custo benefício. Se for primeira matrícula, faça um planejamento, estimando o investimento necessário para arcar com aproximadamente 15 anos de estudo (pré-escola, ensino fundamental e médio) e lembrando sempre de reservar os recursos para evitar contratempos. Além da mensalidade, temos material, atividades extracurriculares lanche entre outros.

Coloque todas as dicas acima em prática e saiba como escolher uma boa escola para o seu filho. Tem mais alguma dica que deixamos passar? Comente abaixo e vamos trocar experiências.