Colônia de Férias! ÊBA!
02/07/2017
escolher boa escola
Como escolher uma boa escola para o meu filho?
15/10/2017
Exibir tudo

A frequência escolar é importante na vida das crianças?

A frequência escolar é importante na vida das crianças?

A resposta para a pergunta acima é sim. A frequência escolar além de estar relacionada ao bom desempenho da criança, é uma excelente maneira de ensinar responsabilidade aos estudantes.  Quem nunca fez birra para ficar brincando em casa? Quem nunca desejou que esquecessem de nos levar para a escola e ficar horas vendo tv? Uma vez ou outra, desde que com motivo plausível nem faz mal porém, se isso se tornar um hábito você estará colocando em risco o futuro do seu pequeno.

Quanto maior a frequência, maior o aprendizado.

A frequência na escola garante que os alunos aprendam com mais facilidade e evita que eles percam conteúdo ficando assim atrasados. Além disso, alguns conteúdos são discutidos em sala de aula para garantir melhor fixação e acostumar desde cedo a falar em público. E se estivermos falando em bebês, saiba que todo o processo de aprendizado e experiências conta!  E olhe que nem estamos levando em consideração o fator amizade. Estar com os amiguinhos desde tenra idade é das melhores experiências para a criançada. Inclusive, a criança se sente com vontade de ir para a escola justamente para ver seus amiguinhos.

É obrigatório cumprir a frequência. Está na lei.

A educação é um direito garantido da criança e do adolescente. Está assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Essa lei determina que os dias letivos precisam ser cumpridos, cabendo à instituição de ensino oferecer Educação e aos alunos fazerem sua parte estando presentes.

Essa Lei também vale para as crianças matriculadas na pré-escola.  Apesar de não render penalizações para o aluno, em caso de frequências muito baixas,  os professores podem convocar a família ou pedir  auxílio ao conselho tutelar caso a ausência continue.

E se a criança continuar teimando em não querer ir para a escola?

Via de regra, a criançada gosta mesmo é de ir à escola para brincar com seus amigos. Pode até haver uma resistência inicial, ainda mais se o aluno for novato, mas, com o tempo a vontade é a mesma: ir para a escola. Caso suas crianças não queiram ir, faz-se necessária uma conversa. Converse com o seu filho e pergunte abertamente porque ele não quer ir.  Ele pode estar tendo algum problema e não podemos deixar o seu aprendizado de lado não é mesmo? Pode inclusive falar com o professor ou coordenador pedagógico da instituição. O apoio de um profissional qualificado, pode ajudar a resolver a situação e evitar prejuízos durante o aprendizado da criança. Para evitar esse tipo de problema é importante de antemão ter conhecido o plano pedagógico da escola.

Durante a vida estudantil, o foco é o aluno.

Fazer a criança faltar a dias letivos por causa de seus compromissos é muito prejudicial. Pode dar a ideia à criança de que ela não é importante e que pode faltar sem problema algum. Se precisar se ausentar por motivos de trabalho, cuide para que a criança não perca sua aula. Se for férias do trabalho e quiser viajar, faça o máximo para “casar”suas férias com as férias escolares.

 

E você, tem mais alguma dica para ajudar as crianças a terem vontade de ir para a escola e ter uma boa frequência escolar? Conte para a gente!